O básico
Jogar RPG é mais fácil do que parece. Existem muitos jogos diferentes, com propostas diferentes e até RPGs para se jogar sozinho. SpellSword é um pouco mais tradicional nesse quesito, e para jogar SpSw você vai preicsar de:- Uma pessoa para ser o narrador / mestre do jogo.
- Entre Duas e Seis pessoas para serem os jogadores.
- Material de SpellSword, pelo menos o livro básico.
- Uma plataforma para jogar:
- Se sua mesa é online, você pode usar ferramentas como Discord ou Roll20.
- Se sua mesa é presencial, você pode usar papel e caneta, e fichas impressas ou até feitas à mão. O modelo de ficha de SpellSword está na página do guia básico.
Dividindo os papéis
Como você viu acima, você tem ao menos 2 papéis em um jogo traidcional de RPG. O narrador / mestre, e os jogadores. O fluxo do jogo é bem simples:
- O narrador descreve o que está acontecendo, ambientando os jogadores e dando-lhes detalhes sobre a cena.
- O narrador descreve o que está acontecendo, ambientando os jogadores e dando-lhes detalhes sobre a cena.
- Os jogadores, de maneira organizada e seguindo um fluxo, reagem ao que foi proposto pelo narrador.
Ambos fazem isso seguindo as regras do sistema de jogo, que neste caso é o SpellSword.
Aqui vai um exemplo:
Narrador:
Aqui vai um exemplo:
Narrador:
- Vocês estão diante de uma grande porta, feita de ferro e cheia de inscrições mágicas. A porta é enorme, e parece levar para um lugar no interior da montanha. Tudo está muito calmo, e você sequer ouvem os pássaros cantarem.
Jogador 1, Jogando com um Halfling Ladino:
- Eu quero fazer um teste para ver se consigo perceber algo estranho, como uma emboscada.
Agora o jogador deve usar o sistema de regras para fazer o teste, e tentar vencer a dificuldade imposta pelo narrador para ter um sucesso. Após ele fazer isso, será a vez do jogador 2, e assim por diante.
As regras para SpSw estão no manual básico, incluindo as regras para combate.
E como se vence no RPG?
Acreditem, existe muita discussão acerca disso na internet. Eu vou dar minha opinião, de quem narra desde 2004: Não se vence!
Muita gente acha que RPG é sobre o mestre conseguir matar os jogadores, ou os jogadores ''zerarem'' os desafios do mestre. Eu não gosto dessa definição.
RPG é um jogo de cooperação, onde os jogadores e o mestre criarão uma história juntos, onde o mestre narra e cuida do fluxo do jogo e os jogadores se preocupam em vencer obstáculos, em conjunto, para que a história possa fluir.
Comentários
Postar um comentário